ou Como estimular nas crianças qualidades como
amizade e respeito
Quando o professor fala algo para
seus alunos, sejam ou não conteúdos formais ou conversas espontâneas, não pode
deixar de levar em conta o significado que isso tem. O professor não dá
exemplo, ele é exemplo e a sua palavra
tem um impacto imediato e também duradouro no mundo infantil. Dependendo da
entonação que se dá às suas falas, do momento em que são usadas, as crianças
percebem facilmente as intenções. Mais ainda, a criança carrega, às vezes
durante toda sua vida, uma reprimenda agressiva ou mais dramática ou um
comportamento mais irritado do professor.
Aprendemos a andar como vemos e
observamos os adultos andarem; aprendemos a falar como vemos, observamos e
ouvimos os adultos falarem. O aprendizado
de valores se dá também através do que é observado, absorvido e vivenciado.
Como os valores que aprendemos na infância são os que carregamos pela vida
afora, é importante que os professores sejam influências positivas em seu
cotidiano. As crianças são naturalmente sensíveis, flagram o professor dizendo algo e tendo um
comportamento incoerente com o discurso. Então, é necessário que palavra e
atitude estejam em conformidade com a verdadeira intenção dos educadores.
De nada adianta ensinar a criança a pedir “por favor” quando
solicita algo, se os professores não o fazem, mas “ordenam”; a dizer
“obrigado”, se eles mesmos não reconhecem as pequenas gentilezas no cotidiano
das crianças. Pedir à criança que não fale
alto nem grite quando ela observa seu professor gritando em uma sala de aula é
um exemplo clássico de questões simples do cotidiano, mas que ilustram como a
base do caráter do educando é formada através de observação e repetição de
comportamentos.
São inúmeras as oportunidades que os professores tem para
mostrar a importância de desenvolver e cultivar valores como respeito, amizade,
generosidade, gratidão, responsabilidade, solidariedade. E é preciso que essas
oportunidades sejam reconhecidas e aproveitadas ao seu limite.
Prof. Marco A Hailer
Nenhum comentário:
Postar um comentário