sexta-feira, 22 de março de 2013

O professor dá exemplo ou é O EXEMPLO?


ou   Como estimular nas crianças qualidades como amizade e respeito

Quando o professor fala algo para seus alunos, sejam ou não conteúdos formais ou conversas espontâneas, não pode deixar de levar em conta o significado que isso tem. O professor não dá exemplo, ele é exemplo e a sua  palavra tem um impacto imediato e também duradouro no mundo infantil. Dependendo da entonação que se dá às suas falas, do momento em que são usadas, as crianças percebem facilmente as intenções. Mais ainda, a criança carrega, às vezes durante toda sua vida, uma reprimenda agressiva ou mais dramática ou um comportamento mais irritado do professor.

Aprendemos a andar como vemos e observamos os adultos andarem; aprendemos a falar como vemos, observamos e ouvimos os adultos falarem.  O aprendizado de valores se dá também através do que é observado, absorvido e vivenciado. Como os valores que aprendemos na infância são os que carregamos pela vida afora, é importante que os professores sejam influências positivas em seu cotidiano. As crianças são naturalmente sensíveis,  flagram o professor dizendo algo e tendo um comportamento incoerente com o discurso. Então, é necessário que palavra e atitude estejam em conformidade com a verdadeira intenção dos educadores.

De nada adianta ensinar a criança a pedir “por favor” quando solicita algo, se os professores não o fazem, mas “ordenam”; a dizer “obrigado”, se eles mesmos não reconhecem as pequenas gentilezas no cotidiano das crianças.  Pedir à criança que não fale alto nem grite quando ela observa seu professor gritando em uma sala de aula é um exemplo clássico de questões simples do cotidiano, mas que ilustram como a base do caráter do educando é formada através de observação e repetição de comportamentos.

São inúmeras as oportunidades que os professores tem para mostrar a importância de desenvolver e cultivar valores como respeito, amizade, generosidade, gratidão, responsabilidade, solidariedade. E é preciso que essas oportunidades sejam reconhecidas e aproveitadas ao seu limite.
Prof. Marco A Hailer

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