sexta-feira, 22 de março de 2013

Para alunos e professores escreverem melhor


DICAS GERAIS PARA MELHORAR A ESCRITA


        Para toda e qualquer pessoa melhorar sua escrita, alguns dados são fundamentais:
  
1) Consulte o dicionário sempre que estiver em dúvida.

      Ninguém sabe tudo e não é vergonha ter dúvidas. Porém é preciso tirá-las para ter certeza no que está escrevendo. O dicionário ajuda a tirar dúvidas ortográficas, de separação silábica e ajuda a empregar corretamente as palavras dentro de um contexto.

2) Evite frases feitas ou expressões muito comuns.

      Expressões como “atingir em cheio”, “faz parte” ou “muitos têm pouco e poucos têm muito”, entre outras, são comuns demais e tornam seu texto desinteressante e sem criatividade.

3) Evite repetir palavras e ideias.

      A repetição de palavras não é sempre ruim, mas, se existirem sinônimos, use-os. É muito comum também a repetição dos conectivos (preposições e conjunções); procure variar entre aqueles que possuem o mesmo valor. Por exemplo, em vez de usar no texto várias vezes a palavra quando, use assim que ou logo que, variando, dessa forma, o vocabulário.
      Muitas vezes, em uma frase um pouco mais extensa, a repetição de e indica ausência de vírgulas.

4) Sempre releia seu texto mais de uma vez.

      O ideal é que seja feita uma leitura silenciosa,  a fim de verificar concordância e repetições; e outra leitura em voz alta, para que você possa perceber se todas as pausas que devem ser dadas na leitura oral (para a entonação das frases e respiração do leitor) correspondem à pontuação empregada no texto.

5) Tente fazer da leitura um hábito.

      Qualquer tipo de leitura é válida, mas procure variar lendo gibis, revistas de lazer, revistas mais informativas, jornais, livros, poemas etc. A leitura, além de aperfeiçoar o uso correto da língua, desenvolve o raciocínio crítico e a argumentação, fazendo de você uma pessoa mais informada e inteligente.

Nenhum comentário: